Notícias e publicações
sobre nossas pesquisas

Pesquisadores do Centro de Química Medicinal (CQMED) da Unicamp foram homenageados no dia 18 de abril pela Câmara Municipal de Campinas por conta de seus esforços na busca de moléculas para o tratamento de alterações neurológicas e de câncer.

Marcado em: ,
CBMEG - Na Midia - 2023 - Agencia FAPESP - levedura modificada

Pesquisa abre caminho para aumentar a eficiência na produção de etanol de segunda geração (2G) com a descoberta de novos alvos para a engenharia metabólica.

Metodologia criada na Unicamp prediz com mais precisão a performance da planta, informando, por exemplo, se ela é resistente ou tolerante a pragas, frio, déficit hídrico ou deficiência nutricional do solo. Objetivo é reduzir o tempo de seleção e os custos associados à genotipagem.

Cana-de-açúcar mais resistente

Cientistas da Unicamp identificaram em uma espécie de cana-de açúcar (Saccharum spontaneum) genes potencialmente responsáveis pela resistência da planta a fatores de estresse, como frio e seca. Caso se confirme o potencial protetor dos genes, eles poderão ser inseridos em outras plantas de interesse comercial.

CBMEG Unicamp na Agencia FAPESP - 2022 - materia genes orfaos

Pesquisa publicada na na Frontiers in Plant Scienceidentificou “genes órfãos” em uma espécie de cana, a Saccharum spontaneum, conhecida por sua tolerância aos estresses bióticos.

Compreensão de mecanismo antitumoral amplia as possibilidades de tratamentos.

Pesquisa pode contribuir com desenvolvimento de plantas resistentes à seca e também com novos tratamentos para doenças humanas.

Estudo durante um dos picos da pandemia analisou amostras de 83 pacientes internados nas enfermarias e na Unidade de Terapia Intensiva do HC

CBMEG Unicamp na Agencia FAPESP - 2021 - materia amarelinho e cana-de-acucar

Matéria da Agência FAPESP explica pesquisas que utilizam inteligência artificial, machine learning e outras tecnologias na busca por variedades de cana-de-açúcar resistentes ao amarelinho.

O desenvolvimento de variedades de milho geneticamente modificado teve impacto significativo no manejo agrícola e melhorou o rendimento de grãos.

O Centro de Química Medicinal (CQMED) da Unicamp firmou na última sexta-feira (15) um acordo de cooperação com o Structure-guided Drug Discovery Coalition (SDDC). O objetivo da cooperação é descobrir novas moléculas capazes de combater a tuberculose e a malária. O acordo terá duração de três anos e envolverá, além do CQMED, as Universidades de Chicago (EUA), Washington (EUA)

CBMEG Unicamp na Agencia FAPESP - maio 2021 - materia Trichoderma harzianum fungo amazonico

Maria Fernanda Ziegler | Agência FAPESP – Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) identificaram no fungo amazônico Trichoderma harzianum uma enzima capaz de degradar biomassa. Além de caracterizar a molécula, os pesquisadores usaram técnicas de engenharia genética para produzi-la em larga escala, reduzindo custos e viabilizando sua utilização industrial. A descoberta, publicada na revista

O Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG), um dos 21 Centros e Núcleos geridos pela Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN) da Unicamp vem contribuindo para a construção de uma plataforma que reúne dados sobre as relações de parentesco e perfis de disseminação geográfica das diferentes linhagens do SARs-CoV-2, vírus que causa

CBMEG Unicamp na Agencia FAPESP - 2021 - materia biotecnologia

Microrganismos encontrados na cana-de-açúcar podem ser uma das chaves para elevar a produtividade no campo e mitigar os efeitos das mudanças climáticas, como secas severas, que atingem diversas culturas agrícolas usadas para alimentação e produção de bioenergia.

Pesquisa liderada por Pedro Cruz mostra que diferentes heranças genômicas configuram formas específicas de manifestação da doença.

CBMEG Unicamp na Agencia FAPESP - 2019 - materia plantas polipoides

Janaina Simões | Agência FAPESP – Um sistema inovador para o mapeamento genético de espécies poliploides – cujos cromossomos não se organizam aos pares, mas em vários conjuntos de distintos tamanhos, como é o caso da cana-de-açúcar – promete agilizar o trabalho dos cientistas e dos profissionais que trabalham com melhoramento genético de plantas, conhecidos