Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) da Unicamp
+55 (19) 3521-1092
Email: atendimento@cbmeg.unicamp.br
CBMEG
Av. Cândido Rondon, 400 - Cidade Universitária, Campinas - SP, 13083-875
Consultoria para a montagem e execução de experimentos que envolvam a análise da expressão gênica do tipo experimento/controle e/ou por períodos definidos (‘time course’).
Consultoria para a montagem e execução de experimentos que envolvam a construção de bibliotecas para análise de Genomas e/ou de DNA complementar (Derivado de uma sequência de mRNA).
Consultoria para a identificação de possíveis alvos de interesse Biotecnológico, focado em produção de bioprodutos ou manejo inteligente de pragas da agricultura.
Propor a anotação estrutural e funcional (quando possível) de genes ou transcritos de interesse a partir de dados de sequenciamento de Genomas ou transcriptomas.
Disponibilização do Datacenter do LaBIS para análises que requeiram containers virtuais, execução paralela em cluster do tipo Beowulf e/ou grande volume de dados.
Consultoria para adequação dos objetivos propostos (em projetos de pesquisa e/ou desenvolvimento de novos produtos) com as ferramentas adequadas para execução de análises computacionais.
Consultoria para a montagem e execução de experimentos que envolvam a construção de bibliotecas de RNA para sequenciamento de alta demanda (NGS). Proposta de abordagens para análise da expressão de transcritos do tipo experimento / controle e/ou por períodos definidos (‘time course’).
O CBMEG distribui, deposita e caracteriza cepas microbianas oriundas de seus projetos e parcerias de pesquisa. Por serem de acesso público da comunidade científica ou indústria, o CBMEG distribui os microrganismos em suas coleções de pesquisa quando solicitado. Nesse processo os microrganismos são ativados, replicados, identificados e enviados ao solicitante. Solicitantes também podem requisitar que isolados sejam depositados em coleções do CBMEG. Nessa ocasião, os isolados são recebidos, replicados, identificados e armazenados. Tanto o depósito quanto a distribuição envolve o processo de caracterização e identificação dos microrganismos, os quais são realizados por técnicas de microbiologia, ensaios bioquímicos e sequenciamento de genoma ou marcadores moleculares.
Os pesquisadores associados ao GCCRC (LEREG) possuem experiência em genotipagem de plantas com marcadores moleculares e o laboratório possui infraestrutura para desenvolver atividades de extração de DNA, amplificação e análise de fragmentos por marcadores moleculares microssatélites (SSR) e polimorfismos de base única (SNP). Estas atividades não são realizadas de forma rotineira no laboratório, mas eventualmente. De posse de experiência e infraestrutura, o laboratório tem o objetivo de prestar serviço de genotipagem de marcadores SSR e SNPs em plantas para a comunidade acadêmica e empresas produtoras de sementes.
Os pesquisadores associados ao GCCRC (LEREG) possuem experiência em genotipagem de plantas para estimar número de cópias e expressão gênica e o laboratório possui infraestrutura para desenvolver atividades de extração de DNA e RNA, amplificação e análise de amplicons em PCR em tempo real. Estas atividades são realizadas de forma rotineira no laboratório. De posse de experiência e infraestrutura, o laboratório tem o objetivo de prestar serviço de genotipagem para estimar número de cópias e expressão gênica em plantas para a comunidade acadêmica e empresas produtoras de sementes.
Os pesquisadores associados ao GCCRC (LEREG) possuem experiência em transformação de milho e o laboratório possui infraestrutura para o desenvolvimento desta atividade. Esta atividade é realizada de forma rotineira no laboratório. De posse de experiência e infraestrutura, o laboratório tem o objetivo de prestar serviço de transformação genética de milho para a comunidade acadêmica e empresas produtoras de sementes.
Os pesquisadores associados ao GCCRC (LEREG) possuem experiência em crescimento e avaliação fenotípica de plantas em ambiente controlado e o laboratório possui infraestrutura para desenvolver essa atividade. Esta atividade é realizada de forma rotineira no laboratório. De posse de expertise e infraestrutura, o laboratório tem o objetivo de prestar serviço avaliação fenotípica de plantas para a comunidade acadêmica e empresas produtoras de sementes.
Podem ser submetidos reagentes individuais ou experimentos completos para testagem em protocolos estabelecidos pelo grupo.
Proteínas de interesse de diversos organismos podem ser submetidas em forma de sequência ou de plasmídeo para produção parcial ou total da proteína em bactéria ou células de inseto.
Testes de atividade para proteínas já conhecidas e isoladas ou para as proteínas produzidas pelo nosso grupo como serviço.
Testes enzimáticos e bioquímicos para proteínas já conhecidas e isoladas ou para as proteínas produzidas pelo nosso grupo como serviço.
Pode ser contratada a síntese orgânica de compostos para proteínas já conhecidas e isoladas ou para as proteínas produzidas pelo nosso grupo como serviço. Este serviço envolve síntese de moléculas ligantes e de tracers.
Dispomos de um painel de compostos que podem ser experimentados em proteínas já conhecidas e isoladas ou para as proteínas produzidas pelo nosso grupo como serviço. Como segunda opção, podem ser fornecidos compostos a serem testados em experimentos desenvolvidos pelo nosso grupo.
Células tronco de diversas fontes podem ser fornecidas ou solicitadas para derivação ou células maduras podem ser fornecidas para reprogramação.
Os testes se baseiam na busca de mutações responsáveis por específicas condições genéticas: perda auditiva de origem genética e neuropatia óptica de Leber. A busca de tais mutações será feita de acordo com os dados clínicos de cada paciente, assim como sua origem étnica. Poderão ser usados diferentes metodologias, tais como: sequenciamento, análise de restrição, PCR alelo específico, etc. Os valores a serem cobrados dependerão das técnicas a serem utilizadas.
As análises disponibilizadas poderão esclarecer a etiologia de Hiperplasia Congênita da Adrenal e Hipoplasia Congênita da Adrenal nas quais variações patogênicas nos genes CYP21A2, HSD3B2, CYP11B1, POR, DAX1, StAR, CYP17A1 e CYP11A1 são identificadas. Nas disgenesias gonadais parcial e completa a análise dos genes SRY, WT1, NR5A1 são importantes para o esclarecimento etiológico de cada condição. Casos de Deficiência da Aromatase podem ser beneficiados pela análise dos genes CYP19A1 e POR. Para os casos que sugerem uma deficiência na síntese ou na ação de testosterona as análises dos genes HSD17B3, SRD5A2 e AR podem colaborar para o esclarecimento etiológico. Nos casos de Síndrome Nefrótica os genes WT1, NPHS1 ou NPHS2 podem ser avaliados. O estudo do gene SHOX é indicado para casos de baixa estatura.
Disponibilizar serviços de Sequenciamento Sanger, Genotipagem de Fragmentos de DNA, Extração de DNA Plasmidial, além de construção de bibliotecas de DNA/RNA em geral. Oferecemos um serviço de alta capacidade técnica, proporcionando à comunidade acesso às tecnologias de alta qualidade.