- Seminário do Prof. Dr Jorg Kobarg -

Seminário do Prof. Dr Jorg Kobarg na quinta feira 30/05 às 16:00h.

Palestra:

The NEK family of kinases: From cell cycle to the DNA damage response and beyond

Docente na Faculdade de Ciências Farmacêuticas, UNICAMP

Workshop BIPmed

Registration

March 30, 2019, 8:30am to 5:30pm

Venue: Amphitheatre of the Hospital de Clinicas (HC-3rd Floor), University of Campinas (UNICAMP)

Rua Vital Brasil, 251, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Distrito de Barão Geraldo, Campinas, SP, 13083-888

Morning: Course – ‘Bioinformatics 101’ – 9:00am – 12:00pm

Course director:  Benilton Carvalho

Faculty:  Cristiane Rocha

Rodrigo Secolin

LUNCH: 12:00pm – 1:00pm

Afternoon:

Panel 1 – BIPMed Current status:

1:00 pm – 1:10 pm - Welcome and introduction: Iscia Lopes Cendes, BIPMed Steering.

1:10pm-1: 30 pmUpdate on the new developments in the BIPMed genomic databases. Cristiane S. Rocha. BIPMed Project Manager.

1:30pm-2:00pm - New BIPMed products. Benilton S. Carvalho. Department of Statistics, Institute of Mathematics, Statistics and Scientific computing, University of Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brazil.

2:00 pm – 2:30 pm The BRCA exchange and BIPMed. Raquel Rodrigues-Peres. Department of Obstetrics and Gynecology, University of Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brazil.

2:30pm-2:45pm – Q&A

2:45pm-3:45pm - Keynote speaker:  Bioinformatics in Medicine. Alexander R. Paciorkowski. The University of Rochester, Rochester, NY, USA.

3:45pm-4:00pm – coffee break

Panel 2 – Projects currently using BIPMed data:

4:00pm – 4:30pm. Mitochondrial genomics, pharmacogenomics and twin studies from the perspective of BIPMed data. Marcelo R. S. Briones. Department of Health Informatics. Federal University of São Paulo (UNIFESP), São Paulo, Brazil.

4:30pm – 5:00pm. Applying Population Genomics to Medicine. Rodrigo Secolin. Department of Medical Genetics and Genomic Medicine. School of Medical Sciences. University of Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brazil.

5:00pm – 5:30pm – Discussion.

01    02

- Seminário do Prof. Lee Lynd -

Seminário do Prof. Lee Lynd na quinta feira às 9:30h. Ele falará sobre a pesquisa dele na área de bioenergia e apresentará a proposta SPEC em análise na fapesp para a criação do A2G.

Second Generation Biofuels:

An Alternative Processing Paradigm and a Proposed Initiative at Unicamp

Lee Lynd

Faculdade de Engenharia Química – Sala PG 05 (Bloco D, Térreo)

31/01/2019 às 9:30 h

Piscas de Energia que afetará prédio do CBMEG (e toda UNICAMP)

Prezados, bom dia!

Considerando a necessidade de intervenção da CPFL em sua Subestação, informamos a programação para 2 piscas de energia (Interrupção inferior a 3 minutos) que afetará o Prédio do CBMEG (e toda UNICAMP), nos seguintes períodos:

09/12/18 (Domingo) - Pisca de Energia (Interrupção inferior a 3 minutos)

Pisca 1: às 8 horas

Pisca 2: às 18 horas

Notas:

Como medida de prevenção sugerimos que os equipamentos sejam desconectados das redes de energia.

A Prefeitura/Divisão de Sistemas manterá no Campus, no período dos piscas, equipe de plantão que poderá ser acionada através da SVC (Ramal 1.6000).

Atenciosamente,

CBMEG

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Workshop Thermo Fisher

Convidamos a todos para participar do Workshop Thermo Fisher, no dia 22 de Novembro de 2018, quinta-feira, às 9 horas, no Auditório Prof. Dr. Adilson Leite - CBMEG.

Efetuar inscrição pelo e-mail: carolina0209mello@gmail.com

Abaixo cronograma do evento:

8:00h – Recepção

9:00h – Apresentação da Thermo Fisher (André Camargo)

MÓDULO PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS (Jenifer Nowatzki)

9:15h – Extração de DNA, RNA, miRNA e  ácidos nucléicos de patógenos

9:45h – Qualificação e Quantificação de amostras

MÓDULO QPCR (Tamires Fernandes)

10:00h – Equipamentos de PCR em Tempo Real Low and High Throughput

10:15h – Química Taqman

10:25h Expressão Gênica, Genotipagem e Detecção de Patógenos por qPCR

MÓDULO ELETROFORESE CAPILAR/SEQUENCIAMENTO SANGER (Roberto Ribeiro)

11:00h - Princípios da Tecnologia de Eletroforese Capilar

11:30h – Sequenciamento Sanger e Análise de Fragmentos

12:00h – Almoço

MÓDULO NGS (Roberto Ribeiro)

13:00h - Princípios da Tecnologia - Ion Torrent – Sequenciamento de Nova Geração

13:30h - Expressão Gênica, transcriptoma e Análise de miRNA na plataforma Ion Torrent

14:30h - Sequenciamento de microorganismos na plataforma Ion Torrent

MÓDULO MICROARRAY (Fernando Nodari)

15:00h - Princípios da Tecnologia de Microarray – Genetitan

15:30h - Expressão Gênica, transcriptoma e Análise de miRNA na GeneTitan

16:30h - Análise de microorganismos na plataforma GeneTitan

Contamos com a presença de todos.

Curso: DO GENE AO TRAIT

Foto

Curso: DO GENE AO TRAIT : INTRODUÇÃO A UM PIPELINE DE BIOTECNOLOGIA VEGETAL AVANÇADA (Curso NG110 do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular, IB, Unicamp) Período: 22 a 26 outubro 2018 Local: Auditório da Embrapa (Rua André Tosello, 209, Unicamp, Campinas- SP)

Inscrições: Enviar e-mail com identificação e instituição/escolaridade, para o endereço courses.gccrc@gmail.com, até o dia 18 de outubro. O Curso abordará a temática de biotecnologia vegetal avançada explorando as etapas envolvidas no desenvolvimento de plantas com fenótipos desejados, através do uso de ferramentas de genômica aplicada, tais como bioinformática para descoberta de genes, transformação genética, edição genômica, Microbioma, assuntos regulatórios e patentes.

Segue o cronograma do Evento, clique na figura para melhor visualização :

Foto1foto2