Profa. Dra. Katlin Brauer Massirer

• Estuda proteínas de ligação a RNA e microRNAs relacionados a doenças neurológicas humanas, utilizando células tronco. Realizou pós-doutorado colaborativo nos laboratórios do Prof Dr Gene Yeo e Prof Dr Alysson R Muotri (UCSD-2009-2011), estudando processos mecanísticos de proteínas de ligação a mRNAs e microRNAs relacionados a doenças neuronais. Possui doutorado integral no exterior com dupla ênfase em "Genética, Biologia Celular e Molecular" e "Bioinformática" pela Universidade da Califórnia San Diego (UCSD-2009). Fez Mestrado em Farmácia Análises Clínicas pela Universidade de São Paulo (USP-2000) e graduação em Farmácia Análises Clínicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-1996). Tem 10 anos de experiência em planejamento de projetos e publicações internacionais em Biologia Molecular, Genética e Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: grande área de estudo de RNA, especificamente elucidação de mecanismos de ação de microRNAs e proteínas de ligação ao RNA. Domínio de vários modelos experimentais: células tronco humanas, células neuronais progenitoras de rato, cultura neuronal primária de camundongo, células polimorfonucleares humanas e C. elegans. Técnicas de análise de RNA (incluíndo CLIP-seq e RNA-seq), genética de C. elegans na via de RNAi e análises computacionais. Tambem atua em ensino de ciência experimental para crianças do ensino médio, organização de feiras de ciências e em divulgação de ciência.