Laboratório de Genética e Evolução Animal

Linhas de Pesquisa

Linha 1: Genética e Biologia Molecular de dípteros de importância veterinária, sanitária e forense.

  • Os dípteros da família Calliphoridae são conhecidos como moscas varejeiras e possuem espécies de importância médica, veterinária e forense por serem causadoras da infestação denominada de miíases. Este projeto tem como objetivos o emprego da genômica mitocondrial pelos métodos, tradicional e por sequenciamento de nova geração, e a comparação de genes e regiões não-codificadoras com função regulatória dos genomas mitocondrial e nuclear. A obtenção de seqüências completas do mtDNA permitirá a análise da organização e evolução do mtDNA, além de esclarecer relações taxonômicas com diferentes genes mitocondriais e métodos de reconstrução filogenética. A caracterização de regiões dos genomas mitocondrial e nuclear permitirá a aplicação do cox1, CAD, região controle e ITS2 como marcadores moleculares para estudos genéticos-evolutivos envolvendo a caracterização da variabilidade genética intra e inter específica, diagnóstico espécie-específico e elucidação de conflitos acerca das relações evolutivas entre espécies de califorídeos. O desenvolvimento desta linha de pesquisa será muito importante para auxiliar na elucidação de questões controversas sobre a filogenia da ordem Diptera, que é considerada uma das mais diversas entre os insetos. 


Linha 2:  Análise de genes associados com resistência a inseticidas para controle de moscas de importância médico e veterinária:

  • Esta linha de pesquisa pretende desenvolver projetos na área de resistência genética a inseticidas e identificar a associação de genes aos principais grupos de inseticidas utilizados para controle de espécies de moscas de importância para a pecuária, com ênfase na, mosca da bicheira Cochliomyia hominivorax (Calliphoridae) e mosca do berne, Dermatobia hominis (Oestridae). Esta linha além da importância aplicada tem uma grande importância acadêmica por serem muito poucos os trabalhos desenvolvidos nesta área no Brasil. A caracterização molecular destes genes e sua associação com à resistência aos produtos utilizados, elaboração de kits diagnósticos para detecção de indivíduos resistentes, são essenciais para o monitoramento populacional e para uma utilização mais racional visando o controle destas espécies..

Linha 3: Caracterização do transcriptoma da praga da pecuária Cochilyomyia hominivorax utilizando seqüenciamento de nova geração.

  • O Brasil tem um papel extremamente importante no cenário mundial como produtor e exportador de uma grande variedade de produtos pecuários. Doenças parasitárias afetam profundamente a produtividade animal e a venda de animais vivos ou derivados e, conseqüentemente, representam um grande impacto no desenvolvimento do setor agropecuário no país. A mosca da bicheira, Cochliomyia hominivorax é um dos principais agentes causadores de miíases na região Neotropical e as infestações causadas por suas larvas representam graves prejuízos econômicos para a produção animal. Apesar de sua importância como praga da pecuária e de sua biologia peculiar, muito pouco se conhece sobre seu genoma e genética molecular básica. Sendo assim o objetivo deste projeto é caracterizar o transcriptoma de C. hominivorax, utilizando a tecnologia 454. Esta nova estratégia vem revolucionando a análise do transcriptoma por gerar resultados mais rapidamente e apresentar custos reduzidos quando comparada ao sequenciamento tradicional. A caracterização do transcriptoma de C. hominivorax é o apenas primeiro e fundamental passo para uma série de novos projetos de conhecimento de base e aplicado, como a caracterização de genes ou famílias gênicas relacionadas ao hábito de parasitismo ou resistência a inseticidas. Este projeto se aproveita do progresso dos métodos de sequenciamento de nova geração, para gerar informações em escala genômica para uma espécie que não constitui um modelo experimental. Desta forma, espera-se que ele abra uma nova perspectiva para projetos subseqüentes que também envolvam espécies de importância econômica local, ou importância ecológica. Espera-se que os resultados obtidos, de natureza técnica e biológica, estejam na dianteira no campo de genética molecular e fornecerão os dados de base para uma série de projetos inovadores..


Linha 4: Identificação taxonômica molecular aplicada a biodiversidade animal-  Código de Barras de DNA (DNA Barcoding).

  • Biodiversidade de anfíbios anuros da Mata Atlântica: Caracterizar a biodiversidade de anfíbios anuros baseado em um sistema de identificação taxonômica molecular (DNA Barcoding) para conferir identidade genética à fauna de anfíbios deste bioma, integrando os estudos biogeográficos, ecológicos e taxonômicos. A incorporação de um código de identidade genética aos espécimes de coleções pretende estabelecer um sistema de identificação taxonômica molecular para integrar inventários de biodiversidade no Brasil, que concentra a maior biodiversidade de anfíbios do mundo.